Cientistas encontram uma fonte da juventude no cérebro que desacelera o envelhecimento

30/06/2013 09:03:00

Vida eterna ou até mesmo longa demais é uma coisa idiota de se desejar. Você não quer ficar velho e ainda ter que viver mais 50 anos cheio de rugas e remédios. Mas e juventude prolongada? Corpo jovem? Mais tempo sendo jovem e belo? Sim. E a chave para isso pode estar dentro do seu cérebro.

Vida eterna ou até mesmo longa demais é uma coisa idiota de se desejar. Você não quer ficar velho e ainda ter que viver mais 50 anos cheio de rugas e remédios. Mas e juventude prolongada? Corpo jovem? Mais tempo sendo jovem e belo? Sim. E a chave para isso pode estar dentro do seu cérebro.

 

Cientistas encontraram pela primeira vez uma região do cérebro - um caminho de sinalizações no hipotálamo - que pode diminuir ou aumentar a velocidade do envelhecimento em camundongos. A vida e o vigor da juventude deles foram aumentadas em cerca de 20% com uma combinação de bloquear um complexo de proteína com um nome bem longo (fator nuclear kappa B, ou "magia maligna") e injetar no cérebro um hormônio ("magia boa", ou hormônio liberador de gonadotrofina [GnRH]) que é bloqueado pela proteína.

 

Resumindo? Cutuque o cérebro e continue jovem como Aragorn ou Halle Berry.

 

O hipotálamo controla funções como crescimento, reprodução e metabolismo, então não é nada surpreendente pensar que ele também regule o envelhecimento. Não é confirmado que essa função também esteja em cérebros humanos, mas se estiver, os resultados podem ser fantásticos. Injetar GnRH, por exemplo, não apenas retarda o envelhecimento físico, mas também o declínio cognitivo, ao encorajar a regeneração de neurônios. Isso seria ótimo para condições degenerativas como Alzheimer e até para lesões no cérebro causadas por esportes.

 

Ainda não se sabe como o envelhecimento funciona cientificamente Pode ser um monte de mudanças individuais no corpo, mas também pode ser um gatilho que faz o resto do seu corpo ficar velho, segundo a Livescience. Então esse pode ser apenas um pedaço de um cosmos muito maior da ciência anti-envelhecimento. Para este fim, pesquisadores da Johns Hopkins estão trabalhando em uma solução Benjamin Button que pode reverter as células para o estado em que estavam no dia que você nasceu. Mas considerando estes resultados, eles podem ter um caminho bem longo a percorrer.

 

Naturalmente, existem muitos fatores que mantém humanos jovens e belos diferentes do que é visto em camundongos. Rugas e a pele, por exemplo. O colágeno e elastina na pele podem quebrar com o tempo, e é possível que não tenha relação alguma com o cérebro. Da mesma forma, pontos no fígado em idosos são causados pelo acúmulo de melanina ao longo do tempo. Então mesmo que você consiga desenvolver a juventude eterna, você precisará ficar longe do sol para preservar a sua pele. [Livescience]

 

A região do hipotálamo no cérebro

 

Fonte: Gizmodo

Tags: #Ciência #Saúde #Medicina