Cientistas britânicos dizem ter criado sangue artificial para seres humanos

14/04/2014 11:13:57

Uma equipe de cientistas britânicos afirma ter criado células sanguíneas adequadas para transfusão para humanos, uma grande conquista que pode mudar a vida de milhões de pessoas pelo mundo - isso, claro, se funcionar corretamente.

 

O anuncio foi feito por Marc Turner, um pesquisador da Universidade de Edinburgo que está trabalhando com células retiradas de seres humanos, transformadas em células-tronco e, em seguida, cultivadas para se tornarem glóbulos vermelhos tipo O. O sangue tipo O é aquele mais raro e universal. "Apesar de pesquisas semelhantes estarem sendo conduzidas em outros lugares, esta é a primeira vez que alguém consegue fabricar sangue com a qualidade apropriada e padrões de segurança para a transfusão para um ser humano", explicou Turner ao The Telegraph.

 

De fato, o próprio Turner já fez pesquisas parecidas. Em 2011, ele anunciou um método usando células-tronco da medula óssea, mas o produto final ainda não era ideal para ser testado. E, no ano passado, cientistas da Transilvânia (tinha que ser de lá) inventaram um tipo de sangue artificial que funcionou bem em camundongos, mas ainda precisava ser testado em humanos.

 

Se mantiver o planejamento e conseguir concluir os testes até 2016 ou começo de 2017, Turner será o primeiro a fazer transfusão de sangue artificial em seres humanos. A partir daí, conseguiremos produzir sangue em massa em fábricas e melhorar muito a vida de muita gente. [Telegraph]

 

Fonte: Gizmodo

Tags: #Ciência #Saúde