Este mapa mostra o real superaglomerado de galáxias do qual nós fazemos parte

10/09/2014 01:49:51

Se você perguntar para qualquer astrônomo onde está a Via Láctea, ele provavelmente dirá que ela faz parte do superaglomerado Virgem de galáxias. Mas cientistas descobriram que esta é apenas a ponta do iceberg, e revelam onde realmente estamos: em Laniakea.

 

Trata-se de um superaglomerado recém-descoberto por uma equipe liderada por R. Brent Tully, da Universidade do Havaí (EUA). Seu nome significa "céu imensurável" em havaiano, e é bem adequado: ele engloba mais de 100.000 galáxias ao longo de 520 milhões de anos-luz.

 

Divulgação

 

Os mapas mostram que essas galáxias estão ligadas em conjunto por uma força gravitacional, cujo centro é o Grande Atrator. A Via Láctea é o ponto em destaque (vermelho/preto), próximo à fronteira entre os superaglomerados Laniakea e Perseus-Pisces.

 

Até então, astrônomos agrupavam a Via Láctea ao superaglomerado de Virgem, mas enxergavam apenas parte do sistema. Cientistas reuniram dados sobre mais de 8.000 galáxias que cercam a Via Láctea, mapearam sua posição e movimento no espaço, e descobriram que fazemos parte de um superaglomerado ainda maior.

 

A descoberta foi publicada na revista Nature. O vídeo abaixo, em inglês, traz mais detalhes:

 

Fonte: Gizmodo

Tags: #Espaço #Ciência #Universo