O plâncton está transformando lagos do Canadá em geleia por causa da chuva ácida

É terrível saber que 150 anos de industrialização destruíram tanto o planeta que ele levaria milhares de anos para se recuperar. Mas é pior ainda conseguir ver os sinais dessa situação: vários lagos do Canadá estão virando geleia por causa da chuva ácida.

 

Um novo estudo de cientistas da Universidade de Cambridge mostrou como a chuva ácida está levando à explosão populacional de um tipo de plâncton gelatinoso que ameaça entupir os sistemas de água do país. Basicamente, a chuva ácida destruiu os depósitos de cálcio em torno de vários lagos canadenses e, com a queda dos níveis de cálcio, vários tipos de plâncton que precisam desse elemento para sobreviver, como as pulgas d'água Daphnia estão definhando. Assim, plânctons que são gelatinosos e dependem menos do cálcio, como o gênero Holopedium, acabaram ganhando terreno, o que desequilibrou o ambiente dos lagos. O resultado é que vários dos lagos do Canadá estão se parecendo com imensas tigelas de geleia.

 

jv661tnfq0spmujbspx0

 

Mas qual é o problema das explosões populacionais de plâncton gelatinoso no Canadá? Bom, não era assim que a natureza gostaria que as coisas acontecessem.

 

"Pode levar milhares de anos para que os lagos consigam retornar às suas antigas concentrações de cálcio da água", diz o Dr. Andrew Tanentzap, do Departamento de Ciência das Plantas da Universidade de Cambridge, que é co-autor do estudo. "Nesse meio tempo, mesmo que tenhamos conseguido acabar com a chuva ácida e melhorar o pH de vários desses lagos, não conseguiremos a recuperação completa da acidificação. Em vez disso, esses lagos acabarão entrando num estado ecológico totalmente novo."

 

lead_large

 

Esse "novo estado ecológico" é especialmente problemático se você considerar o fato de que 20% da água potável do Canadá vem desses lagos. Então mesmo que a chuva ácida tenha diminuído e deixado de aparecer com frequência nas notícias, os efeitos são eternos.

 

Fonte: Gizmodo