Os Raios são energias cósmicas com uma ou mais cores e derivadas de alguma fonte, por exemplo, o Raio Prateado,
vem da luz da lua e o Raio Dourado, vem da luz do Sol. Do mesmo modo que um raio de sol ao passar por um prisma é refractado em sete cores,
também a Luz Espiritual se manifesta em Sete Raios. Cada Raio tem uma cor, frequência e qualidade específica da consciência de Deus.
As sete cores dos Raios são a divisão natural da pura Luz branca que emana do coração de Deus, quando esta desce pelo prisma da sua manifestação.
Elas representam as subdivisões do Todo que é Cristo, manifestando-se em sete aspectos qualitativos, em sete aspectos das qualidades principais de Deus.
Qualquer que seja a sua cor, todas as chamas têm um núcleo de fogo branco de pureza na qual todos
os atributos de Deus e que pode ser invocado por aqueles que desejam expandir a Consciência Crística.
Em cada dia da semana é transmitida para a Terra, do coração de Alfa e Ómega, uma concentração especial de um dos Sete Raios de Deus.
Aqueles que desejam dedicar a sua vida numa comunhão permanente com os Mestres Ascensos, ampliar a Luz nos seus mundos e no seu serviço à humanidade,
e elevar a sua frequência vibratória deverão fazer invocações, orações e decretos a estes Raios do fogo sagrado de Deus.
A luz dos sete Raios é transmitida com maior ou menor intensidade para a nossa aura e para o plano da matéria através dos sete chacras principais
que se situam no nosso corpo etéreo, dependendo do nosso comportamento na Terra. Se houver um fluxo perpétuo de energia a fluir como um rio de Luz através das chacras,
ela manter-nos-á num estado plena realização espiritual, mental, emocional e física, Conduzindo-nos á concretização do nosso plano divino e aos caminhos da ascensão.
Cada raio possui múltiplas funções, tanto para o auto-conhecimento das pessoas, como função no plano astral e no terrestre.
Algumas pessoas podem reter mais e outras menos energia, porém, quanto mais a invocarmos, mais seremos capazes de retê-la, acreditem,
a resposta está em colocar a atenção na Chama Sagrada dos 7 principais raios de Deus.
Cada raio é dirigido por um ou mais Mestres Ascensos (que atingiram o nirvana) da Grande Fraternidade Branca,
pois estes Mestres têm forte ligação com a terra e desenvolveram através do auto-conhecimento as qualidades necessárias para fazer este trabalho:
como desenvolveram a sabedoria suprema, o amor incondicional, a paz inabalável, a pureza, a verdade, a transformação e a ação correta.
Os sete primeiros raios não tem apenas diretores, mas também Elohins (que são seres elementais [seres diferentes dos humanos que vivem no astral] muito evoluídos espiritualmente)
e Arcanjos (também diferentes dos humanos) também muito evoluídos.