2014 foi o ano mais quente desde que se tem registro

É oficial: 2014 foi o ano mais quente desde os seres humanos começaram a medir a temperatura da Terra, de acordo com duas análises diferentes, feitas pela NASA e pelo NOAA. No ano passado, as temperaturas globais quebraram um recorde estabelecido em 2010 e, antes disso, em 2005. E parece que o que vem pela frente é um planeta ainda mais quente.

 

O ano passado foi repleto de anomalias que fizeram com que o tempo ficasse quente. A Europa também bateu o recorde de ano mais calorento. O gelo da Antártida e do Ártico diminuiu e a Austrália teve a primavera mais quente de todos os tempos.

 

 

Tudo isso aconteceu mesmo que não tenha ocorrido um El Niño, que marca o padrão que tipicamente traz grandes quantidades de calor para a atmosfera da Terra. As temperaturas sempre flutuam ao longo dos anos, em parte por causa de anomalias como o El Niño, mas o padrão de longo prazo é claro: nosso planeta está ficando cada vez mais quente.

Aqueles que negam a questão do aquecimento global podem continuar fingindo que nada disso é culpa da humanidade, mas não é bem assim. Os recordes de temperatura quebrados em 2014 são somente mais um lembrete de que nós, como espécie, precisamos tomar uma atitude urgentemente.

 

Fonte: Gizmodo - [NASA / NOAA / Imagem de destaque via NASA]