Rapaz de 15 anos descobre novo planeta a mil anos-luz da Terra

Quando tinha 15 anos, eu passava muito tempo jogando Nintendo 64. Tom Wagg, por outro lado, descobriu um novo planeta a mil anos-luz de distância com esta mesma idade.

O britânico descobridor de planetas está com 17 anos agora. Mas, dois anos atrás, durante um estágio na Universidade de Keele, ele encontrou WASP-142b, um exoplaneta cuja existência levou dois anos para se confirmar. Ele tem o tamanho de Júpiter, orbita uma estrela e vive na constelação Hidra.

Wagg encontrou o planeta enquanto trabalhava no projeto WASP (Busca Grande Angular por Planetas, na sigla em inglês), liderado pelo Reino Unido. Este novo corpo celeste é o 142º a ser encontrado no projeto, daí o nome (temporário) do planeta. Wagg é provavelmente a pessoa mais jovem a descobrir um planeta, de acordo com a Universidade de Keele.

1292737892666660528

Ilustração artística do novo planeta WASP-142b

A BBC diz que Wagg não encontrou esta rocha distante por acaso enquanto brincava com um telescópio: isso envolveu muita análise de dados.

O WASP usa um monte de telescópios para monitorar os céus várias vezes por noite e monitorar o brilho das estrelas. Wagg descobriu o planeta em órbita quando o brilho de uma das estrelas oscilou ligeiramente, enquanto o planeta estava orbitando entre a estrela e os telescópios. [Keele University via BBC]